Um dos métodos mais usados para quem deseja aprender inglês é a técnica de estudo com texto e áudio.

Essa técnica consiste em estudar e adquirir conhecimento no idioma por meio da leitura de textos simultaneamente com a escuta da audiodescrição do conteúdo, várias vezes.

O fato é que, ao estudar textos com áudio, você faz um aproveitamento efetivo de seu tempo de estudo do idioma, isso porque essa técnica desenvolve várias habilidades de uma única vez, bem como aprender naturalmente a língua, seguindo um fluxo similar com o que aprendemos nosso idioma nativo.

O oposto a essa técnica, ao estudar gramática, fazer exercícios de completar ou montar frases em jogos de aplicativos ou sites, seu tempo de aprendizado não está sendo aproveitado com muita eficiência, por utilizar um recurso que trata partes especificas do idioma.

Para que você entenda melhor, conheça alguns dos benefícios do método de estudar textos com áudios.


Texto, Áudio e Vídeo: Trailer do Filme Mágico De OZ 

Por que aprender com texto e áudio?


1. Aprender palavras novas

Toda vez que você estuda um texto novo, você aprende novas palavras dentro de um contexto, além de revisar as que você já conhece. isso proporciona um aprendizado mais relevante, do que aprender palavras isoladas e sem contexto.
DICA: Os resultados são ainda mais expressivos, quando você estuda um assunto de seu interesse.
Além disso, você pode concentrar o aprendizado em uma área específica. Isto é, supondo que você queira aprimorar ou adquirir conhecimento no vocabulário da área de direito. Para isso, comece a consumir textos e áudios sobre direito, e aos poucos você irá absorver o vocabulário desta área, de forma natural.

2. Aprender o comportamento das palavras no idioma

Uma tendência entre estudantes de idiomas é usar o seu idioma nativo como base de aprendizado de uma língua estrangeira.

Isso é bastante comum, sobretudo com estudantes que usam da metodologia de aprendizagem gramatical.

Assim, o aluno pensa em dizer algo e, mentalmente, faz uma tradução literal de seu idioma para o outro idioma, aplicando as regras que aprendeu.

Resultado disso, é uma frase “fantasiosa” que, embora pareça claro para o aluno, para o falante nativo do inglês soa estranho e/ou não faz sentido algum.

Então, uma pessoa que aprende com regras gramaticais tende a dizer “eles têm grandes chances de sucesso” traduzindo literalmente para “they have big chances of success”.

Em contrapartida, um aluno com foco em aprender com texto e áudio, tende a dizer a frase em sua forma correta “they have a good chance of success”, uma vez que essa forma de estudo traz várias frases e estruturas novas por meio de textos que o estudante absorve todos os dias.

Assim, o estudante entende a frase e é capaz de dizer uma frase de forma simples, rápida e natural, sem ficar preso nas regras e nos porquês da estrutura da frase.

3. Aprender gramática sem dificuldade

A grande maioria dos estudantes têm dificuldades em aprender inglês, tentando entender o porquê as coisas funcionam de um jeito em português e de outro jeito em inglês.

Para eles, muitas coisas não fazem sentido, pois já aprenderam e sabem falar em uma determinada estrutura, porém insistem em questionar o idioma, causando esse conflito. O que não faz sentido para você em um idioma para eles fazem, pois é o modo que eles falam, e vice-versa.

Se ao invés de fazer análises do idioma (suas regras e razões), você focar em adquirir padrões e significados da língua estrangeira por meio da prática de estudo de texto com áudio, estruturas avançadas da linguagem serão absorvidas naturalmente, até mesmo sem que você perceba isso.

 Assim, quando ler uma frase qualquer em um texto em inglês, aprenda a frase como ela é, sem se prender a questões gramaticais, porque uma vez que você entende e consegue falar essa frase, é só repetir esse processo para outras frases no idioma.

O bom disso é que o aprendizado de palavras e frases de um determinado texto, será revisado inúmeras vezes em novos textos, reforçando o que aprendeu ao mesmo tempo que aprende e aumenta seu vocabulário com palavras e frases novas.

4. Aprender a escrita

Sim! Com a leitura de texto com áudio você aprende a escrever. Ainda que exista técnicas específicas para praticar e melhorar a escrita em inglês, estudar texto com áudio reflete na capacidade de escrever no idioma porque de tanto ler, ouvir e repetir o mesmo conteúdo escrito, seu cérebro acaba internalizando a estrutura aprendida.

O mesmo ocorre em sua língua materna: você escreve melhor na medida que você começa a ler mais.
“A escrita vem da leitura, e a leitura é o melhor professor de como escrever”

5. Aprender a pronúncia 

Ao fazer o listening (ouvir) de milhares de áudios em inglês, você irá aprender o ritmo do idioma e a pronúncia das palavras, de forma natural.

Fazendo o estudo de texto com áudio de forma correta, você terá a base essencial para mais à frente falar o idioma com clareza e de forma adequada.

Sabe aquela música que você escutou repetidas vezes e que fica em sua mente quase o dia inteiro involuntariamente? Você acaba lembrando exatamente do ritmo, voz e do jeito que a música é cantada.

O mesmo acontece quando você estuda corretamente a técnica de texto simultâneo com áudio! Você lembra das frases, do ritmo e de todos os elementos da linguagem dentro de sua mente, armazenados naturalmente pelo seu cérebro, fazendo com que você consiga falar o idioma posteriormente.

Óbvio que dá para aperfeiçoar ainda mais a pronúncia fazendo um estudo focado em pronúncia. Porém, o estudo eficiente de reading com listening é o suficiente para qualquer tipo de comunicação na língua inglesa.

6. Aprender a entender o idioma falado

Aqui vale uma observação importante: de fato para aprender a entender o inglês falado, é necessário fazer muito listening. No entanto, não existe eficiência em escutar o que você não entende.

O que eu quero dizer é que, não adianta você escutar músicas, sua rádio favorita, podcasts e afins em inglês, se você não tem uma base de conhecimento solida no idioma.

Ou seja, treinar bem sua audição aprendendo várias frases e a estrutura do idioma com o método eficiente de leitura de conteúdo com áudio.

A técnica de texto simultâneo com áudio permite que em poucos meses você, que não sabe nada de inglês, consiga assistir e entender com um bom nível de compreensão: filmes, podcasts, séries e afins, completamente em inglês.

Existem vários recursos que você pode usar para estudar textos com aúdio, dentre eles tem o aplicativo Idiomum. Este app possui vários textos de vários assuntos com o texto, tradução e áudio do conteúdo escolhido para estudo. Ele permite fazer uma semana de teste, vale a pena conferir!

Analise isso comparando com o resultado de estudantes de cursos tradicionais, que após muitos anos de estudo, e em classe de nível avançado, ainda não conseguem ouvir ou assistir em inglês com um bom nível compreensão. Nível pelo qual fará com que você não fique estagnado nos níveis básico e intermediário, além de fazer você alcançar a fluência no idioma, como deseja!


Quer saber o passo a passo de como aprender inglês com texto e aúdio? Clique nesse link.

See ya!