Você quer aprender inglês e adora filmes? Então, que tal unir o útil ao agradável e aprender inglês assistindo filmes?! Prepare a pipoca e partiu aprender inglês.

Acredite! Estudar inglês com filmes ou até mesmo séries, pode dar uma turbinada e tanto em seu nível de inglês, principalmente em suas habilidades de fala (speaking) e escuta (listening) no idioma.

 

Por que estudar inglês assistindo filmes?

 

Você aprende o inglês nativo

Os filmes usam o inglês nativo e foram projetados para os americanos. Assim, tudo o que você ouvir no filme existe na realidade e é o que você ouvirá nativos falar na rua, com o ritmo rápido típico da língua inglesa.

 

Aumentar o vocabulário

Sabendo que os filmes usam o inglês nativo, torna-se uma excelente ferramenta para aumentar o seu vocabulário, aprendendo gírias ou expressões idiomáticas e tudo isso dentro de um contexto real – esta é a melhor parte porque você aprende palavras dentro de um contexto e aprende como ela é aplicada em frases, invés de aprender uma lista de palavras, onde você pode saber o significado, mas não sabe como usar, o que comumente ocorre em escolas que usam o modelo tradicional de ensino.

 

Melhorar a pronúncia

Os filmes são uma ótima ferramenta para aperfeiçoar sua pronúncia, a partir da escuta dos diálogos no filme.

Ao prestar atenção nos diálogos, você além de aprender palavras e como são usadas, você também aprenderá como elas são pronunciadas (ritmo, entonação).

 

Conhecer a cultura

Os filmes fornecem uma visão geral sobre a cultura inglesa e você poderá conhecer mais sobre lugares históricos, sotaques diferentes existentes na língua inglesa e demais aspectos culturais.

 

Você aprende se divertindo

Assistir filmes é uma ótima oportunidade de aprender inglês sem perceber, porque são ótimos meios de entretenimento e você pode alterar o idioma do filme do seu idioma nativo para o inglês, vice-versa, quantas vezes quiser, você assume o controle!

 

Sabendo disso tudo, você pode se perguntar:

 

Quais filmes em inglês eu devo assistir?

Bem, essa pergunta é muito importante porque o filme deve ser escolhido com base em seu nível de conhecimento de inglês e isso não é uma tarefa fácil. Mas, aqui vai algumas dicas:

  • Se você tem um nível de inglês baixo, opte por um filme que já tenha visto em seu idioma nativo ou, até mesmo para iniciantes, escolha um filme infantil porque o inglês é mais simples e, nesse caso, filmes da Pixar é uma ótima escolha
  • Se você tem um alto nível de inglês, você pode se desafiar e assistir filmes com um nível mais avançado de inglês.
 

Como primeiro passo, tente usar legendas em inglês para que você treine sua leitura e audição simultaneamente, além de reconhecer palavras, sons e expressões idiomáticas.

Mas, se ver legendas em inglês é difícil para você, opte por assistir o filmes em sua versão original (sem dublagem) com a legenda no seu idioma nativo. Depois de assistir o filme e ter um bom conhecimento sobre ele, daí sim você pode alterar o idioma da legenda.

 
Não se abstenha de revisar passagens do filme que você não entendeu ou apenas colocar legenda em cenas que achar difíceis. Além disso, fazer revisão faz com que você memorize palavras e melhore sua pronúncia e compreensão em inglês.

 

 

Como aprender inglês assistindo filmes?

1 Escolha um filme em seu nível de inglês

Se você é iniciante, aconselho começar assistindo filmes de animação porque estes são projetados para um público mais jovem e o inglês é bem agradável e simples de entender. Existem vários filmes de animações legais e que foram sucesso de bilheteria. Vale a pena conferir!

Outra opção, se você é iniciante ou tem um nível baixo de inglês, é assistir um filme que já assistiu porque você já conhece a trama e a história do filme, Assim, poderá focar no idioma, prestar atenção nos diálogos e seus aspectos.

 

2 Escolha um filme de seu interesse

Convenhamos que o aprendizado deve ser prazeroso e se você escolher um filme que não gosta, você mal conseguirá prestar atenção no filme até o seu término.

Portanto, assista um filme cujo gênero e assunto é de seu interesse ou até mesmo um filme que já assistiu e gostou (é até melhor porque você já conhece sobre o filme).

Na dúvida sobre qual filme assistir, procure por críticas e resenhas na internet sobre o filme que pretende assistir.

 

3 Use legendas

Porque não somos obrigados né?! E não é porque você está usando legendas que você estará trapaceando em seu aprendizado do idioma.

Se seu nível de inglês é baixo, então use legendas em seu idioma nativo até que você se sinta confiante para usar legenda em inglês. Mas, se seu nível de inglês for superior, utilize legendas em inglês só para você ter uma noção do que está acontecendo, até porque não dá para acompanhar palavra por palavra porque o ritmo pode ser bem rápido e seria cansativo.


 
Além disso, usar legendas em inglês ajuda melhorar inclusive a sua habilidade de escrita.

 

4 Reprise as melhores cenas

Não hesite em voltar nas cenas que você gostou e pausar quantas vezes quiser para entender melhor o que está acontecendo, o vocabulário, as expressões, a estrutura das frases e também para repetir os diálogos da cena.

 

5 Imite os atores

É incrível o poder da repetição no aprendizado de idiomas! Quando você escuta frases e as repete, seu cérebro as memoriza melhor e fica mais fácil de você se lembrar depois.

Além disso, quando você procura imitar a fala dos atores, você é induzido a prestar atenção na pronúncia, ritmo e entonação que os atores utilizam nas palavras e isso ajuda demais no aperfeiçoamento de sua habilidade de conversação.

 
Então, repita frases e imite os atores o tanto quanto você puder.

 


3 filmes para desenvolver o seu inglês

The boss baby (O pequeno chefinho)


O filme é uma animação para crianças e é adequado para estudantes de inglês porque a história e o vocabulário são fáceis e existem algumas cenas de humor voltado para adultos.


The social network (A rede social)


O filme traz um vocabulário voltado para o mundo da tecnologia e redes sociais, com diálogos naturais e engraçados.


Pulp fiction


O filme traz diálogos do dia a dia com o sotaque americano da costa oeste.

Quer saber de mais filmes para aprender ou treinar o seu inglês? Clique no link e veja os 7 melhores filmes para aprender inglês.