Aprender a gramática portuguesa parece ser frustrante porque existem muitas regras e exceções para muitas regras para lembrar e isso acaba nos deixando confusos. Na língua inglesa também existem regras gramaticais e exceções, mas também existem técnicas que facilitam o aprendizado.

E é nisso que consiste o conteúdo de hoje: simplificar seu estudo no idioma! Neste artigo você verá uma técnica para aprender qualquer tempo verbal em inglês, com alguns exemplos para que você saiba exatamente o que precisa se lembrar e usar o seu tempo de forma eficiente em seus estudos.

Primeiro de tudo, vamos focar nos dois aspectos importantes desse aprendizado: COMO e POR QUÊ usar determinada estrutura.

Vale dizer que, quando falo sobre a estrutura de uma frase, me refiro ao modo de como é construído o tempo verbal da mesma.

No inglês temos cinco tempos verbais: Present, Past, Future, Continuous e Perfect. Porém, esses são apenas os nomes dos tempos verbais e é inútil lembrar apenas o nome de cada um. Por quê?

Bem, quando você lê em uma prova, por exemplo. pedindo para que você escreva uma frase no Present Perfect, você fica com a cara 😨 de que já ouviu ou até sabe o que é esse tempo verbal mas e quanto ao como construir essa frase?

Isso é comum acontecer, até mesmo no português, se for pedido para que você construa uma frase usando o pretérito-mais-que-perfeito-do-indicativo você pode até ter ouvido sobre esse tempo verbal, mas e quanto ao fazer?

Pois é, assim, temos que, lembrar apenas nomes de tempos verbais não tem valia nenhuma se você não sabe como usá-lo.

Então, voltando ao nosso foco de COMO e POR QUÊ usar determinado tempo verbal, vamos para a prática seguindo apenas três passos bem simples!

  • Passo 1: Estruturar

Aqui você simplesmente monta a estrutura do tempo verbal em questão. Como exemplo, usarei o Present Continuous (também chamado de Present Progressive). Sua estrutura é como segue:

Sujeito + (am/is/are) + verbing(verbo terminando com ing)

Sujeito (am/is/are) verbing
I am drinking
He is drinking
You are drinking
Como pode perceber, coloquei o verbo to be já conjugado. Até sugiro que faça um exemplo simples para cada conjugação, como feito acima.

  • Passo 2: COMO e POR QUÊ
Aqui você irá colocar apenas uma definição da razão pela qual você usaria a estrutura do passo 1. No caso de nosso exemplo usamos para " ações que estão acontecendo no presente momento".
  • Passo 3: Praticar
Aqui você irá colocar quantos exemplos de frases você puder para a estrutura do passo 1 e praticar essas frases. Sugiro fortemente que construa frases baseadas em você e suas experiências. Assim, seu cérebro vai associar melhor o que você aprendeu e você irá se lembrar melhor o por quê e como determinado tempo verbal é usado. Então, construa frases que são relevantes para você, de coisas que você gosta! 

Após criar suas frases, leia cada uma em voz alta, até mesmo grave sua fala para que depois você veja sua pronúncia. Assim, você aplica melhor as técnicas aprendidas e seu cérebro irá fixar melhor as informações. Além de usar seu tempo de estudo com mais eficiência, o que irá trazer melhores resultados.

Para te ajudar, vou deixar todos os tempos verbais com os passos 1 e 2 prontos e você pode conferir clicando nesse link. Mas, o passo 3 é por sua conta, promete?! Então, hands-on! (mão na massa!)😀

Vou te dar mais uma "mãozinha" resumindo em algumas perguntas com exemplos os tempos verbais que você deve usar na ocasião, para que use de exemplos em seus estudos. Você mesmo pode fazer suas próprias perguntas para agilizar seus estudos. Lembre-se de construir frases que fazem sentido para você, de assuntos que você goste ou de seu dia a dia mesmo.

  • O que faço agora? Simple Present
    • I work as a teacher (eu trabalho como professora)
  • O que estou fazendo agora? Present Continuous
    • I am dancing with my dog (eu estou dançando com meu cachorro)
  • O que eu estava fazendo ontem? Past Continuous
    • I was reading my new book (eu estava lendo meu livro novo) 
  • O que fiz ontem? Simple Past
    • I went for a walk yesterday (eu fui caminhar ontem)
  • O que farei amanhã? Simple Future
    • I will go to the supermarket (eu irei para o supermercado)
  • O que estarei fazendo amanhã? Future Continuous
    • I will be preparing another english class for you (eu estarei preparando outra aula de inglês para você)
  • O que eu fiz essa semana? Present Perfect
    • I have done my job (Eu fiz meu trabalho)

Espero ter te ajudado e que você pratique essas técnicas no seu dia a dia. Não importa a gramática de qual idioma quer aprender, aplique esses três passos simples, sabendo a estrutura e o porquê ela é usada vai deslanchar seu aprendizado. E não adianta.. é a prática que fará você melhorar cada vez mais! Então, pratique, pratique e pratique!😉😊

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. See ya!