O método input é muito importante no aprendizado de um idioma. Um dos métodos efetivos de aprender inglês é usar a técnica de Reading simultâneo com listenig em seus estudos, isto é, estudo de áudio com texto.

Para você aprender como funciona o método de aprender com áudio e texto e começar a aplicá-lo, dividimos o conceito em 4 fases simples:

Escolher, Estudar, Praticar e Dominar o texto.


Fase I - Escolher o texto 

Primeiramente, busque um texto de seu interesse que contenha áudio. É importante que seja um tema que goste para manter seu foco e que possa agregar algum conhecimento, enquanto aprende inglês também.

Bem, a internet está cheia de texto com áudio, porém, ainda assim parece complicado no início encontrar um bom material para estudo com textos que tenha transcrições em inglês e traduções no português. Sendo assim, disponibilizo a vocês links de alguns materiais para facilitar sua busca.


Fase II – Estudar o texto

Nesta fase, você estuda minuciosamente o conteúdo que vai ser usado para praticar inglês.

Estando com o material em mãos, faça uma análise cuidadosa de cada linha do texto, buscando aprender e entender todas as frases, palavras e estrutura do texto. Sua tarefa nessa etapa é investigar o sentido do texto.

Faça uso de recursos como dicionários online, traduções prontas do texto, pessoas com alto nível em inglês que possam te ajudar nesse processo.

Enfim, o importante é você estudar o texto de maneira que, ao concluir, você consiga compreender praticamente todo o conteúdo por meio da leitura.

Vale ressaltar que recursos de traduções de texto devem ser usadas apenas para ajudar na compreensão e sentido de palavras e frases.

No entanto, não foque na tradução de textos, mas sim no seu sentido. Encare a tradução como um dicionário, que você usa para aprender palavras, porque é isso que você vai fazer com o conteúdo que irá estudar: aprender para dar sentido!

Eis aqui alguns dicionários online:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
http://dictionary.cambridge.org/us
http://en.pons.com/
http://idioms.thefreedictionary.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/
http://www.learnersdictionary.com/
http://www.urbandictionary.com/

Fase III – Praticar o texto

Depois de aprender todas as palavras e organização do texto, você irá praticá-lo, fazendo a leitura enquanto escuta o áudio simultaneamente. Nesta fase, sua tarefa é fixar esse conteúdo em sua mente por meio da repetição.

Repita o quanto for necessário para realizar essa tarefa. Use somente o texto e o áudio, sem olhar a tradução.

Devemos considerar dois casos possíveis de acontecer nesta fase, especialmente quando você está iniciando no idioma:

Haverá palavras e frases que, embora estude, você não conseguirá entender ou não farão sentido nenhum para você no momento.Porém, é normal de início entender por volta de 80 a 90% do texto e, caso não tenha chegado nessa porcentagem, leia o texto escutando áudio, persistentemente, até conseguir compreender no mínimo 80% do texto.

Quanto ao restante que não conseguiu entender, não se apegue! Foque no que conseguiu entender, até porque nessa taxa mínima de entendimento você conseguirá praticar a leitura com áudio sem muitas complicações.

Por vezes, é possível que você não consiga acompanhar a leitura com o áudio ou vai ficar traduzindo em sua mente tudo o que ouve ou lê.

No entanto, tudo isso faz parte do processo de aprendizado e faz parte da vida de qualquer pessoa, especialmente com quem nunca estudou o idioma antes. Aos poucos, com prática, as dificuldades irão diminuir e os estudos ficarão mais fáceis.

Seguindo o método de forma correta e considerando tudo o que foi dito, à proporção que você pratica o Reading e listening simultaneamente, tudo começara a fazer mais sentido gradualmente, as traduções mentais irão diminuir, a narrativa do áudio nem soará tão rápido quanto parecia antes e você será capaz de lembrar da voz do narrador, do ritmo e do tom, conseguindo até reproduzir frases do texto. E esses são sinais de que o método está funcionando e mostra a influência que o input tem de concentrar em adquirir o inglês antes de falar e você mesmo ira notar a eficiência de aprender inglês com esse método.

Por fim, após fazer o estudo de Reading e listening em conjunto, você irá ter mais afinidade e se acostumar com inglês. Mas isso é relativo de pessoa para pessoa de acordo com seu grau de dedicação, conhecimento prévio do idioma, tamanho do texto a ser estudado, etc., além de seguir o método de forma correta e focar na compreensão da estrutura e sentido das palavras no texto e não no entendimento de suas regras.

Entenda que cada um tem seu tempo e não tenha pressa! Estime pela qualidade de seus estudos e não por sua velocidade. O seu progresso não é medido pela velocidade e enquanto você estiver seguindo dia após dia em seus estudos, você estará um passo mais perto de seus objetivos.

Já dizia Clarice Lispector:

“a direção é mais importante que a velocidade”
Depois de um tempo em que a leitura com áudio estiver mais fácil, você estará apto para ir para a terceira e última fase do método onde aprenderá dominar o texto.


Fase IV– Dominar o texto

Nesta fase você irá ouvir algo 100% em inglês e terá aquela emoção de poder entender de fato o que está sendo falado.

Sua tarefa nessa fase é fazer somente o listening, sem auxílio de textos e traduções, quantas vezes for necessário até conseguir aquela taxinha mínima de 80% na compreensão.

Não se preocupe! Pois, assim como nas fases anteriores, você irá se adaptar conforme a prática. Pode parecer complicado no início entender o áudio sem ler o texto, mas após alguns dias de prática você entenderá o áudio todo em inglês.

Foque no que você consegue entender no áudio, buscando atingir um nível de compreensão maior ou igual a 80% e, a partir daí você estará apto a estudar um novo texto.

Treine essa fase por vários dias, dedicando uma hora ou meia hora por dia particionando esse tempo em pequenas sessões durante o dia, seja quinze minutos durante o dia e quinze a noite, não importa! dedique seu tempo disponível e não tenha pressa, tenha objetivo!

Aqui, fazendo um adendo, deixo algumas considerações importantes nesta fase:

  • Inicie seu treino com pequenas sessões diárias por alguns dias. É mais eficiente estudar em pequenos intervalos de tempo do que treinar um áudio por uma ou duas horas sem intervalo. 
  • Otimize seu tempo de estudo! Não se limite a ficar em frente do computador ouvindo áudios. Use seu celular! Coloque o áudio no seu dispositivo e então você poderá usar seu tempo vago para escutar de onde estiver, seja dentro do ônibus, na academia, numa caminhada, etc. Mas, sempre que estiver em uma atividade paralelo ao listening do áudio, tenha certeza de que você está prestando atenção no áudio e deixe a outra atividade mecânica. Caso contrário, o treinamento não será efetivo.
  • O domínio do áudio para o nível mínimo de 80% de entendimento varia bem conforme o texto escolhido para estudo, uma vez que há textos mais complexos em relação a outros e sempre terá uma parte do áudio que você não entenderá (e não deve se prender a isso, se já entendeu 80% ou mais do texto).

Após alguns dias de treino, o áudio vai estar mais nítido em sua mente e assim como na fase anterior, você lembrará da voz, ritmo, entonação do narrador e será capaz de imitar passagens e estruturas do texto.

Assim que você tiver um bom domínio do áudio, em um nível de compreensão maior ou igual a 80%, repita todo o processo de leitura com áudio com um novo texto.

Aqui, seria de grande utilidade você criar uma pasta em seu celular com os áudios estudados e, sempre que possível, escute os áudios já estudados, assim, você irá revisar e reforçar o que já aprendeu, além de iniciar outra técnica super potente para seus estudos de inglês, a técnica SRS (Spaced Repetition System) ou sistema de repetição espaçada.