Se existe um par de palavras em inglês que tem mesmo significado, mas sentido diferentes e que confunde muita, mas muita gente, são do e make. No conteúdo de hoje você irá entender quais são as diferenças dessas palavras e como aplicá-las corretamente em frases, com exemplos para que aprenda de fato e não esqueça. Let's get started!

Do e Make significa fazer em inglês, mas tem sentidos diferentes quando aplicados:

Do - usamos para descrever atividades, obrigações, tarefas, expressões.

Make - usamos no sentido de elaborar/criar/produzir algo.

Exemplos:
  • My teacher will make the test (minha professora irá fazer o teste)
    • aqui o sentido é de elaborar uma prova; criar/formular o teste que será aplicado
  • I will do the test (eu irei fazer o teste)
    • aqui o sentido é de fazer o teste que já se encontra elaborado
  • I made a mistake (eu cometi um engano)
    • aqui o sentido de fazer está relacionado a cometer algo
  • She did a course (ela fez um curso)
    • aqui o sentido é de fazer o curso que já se encontra criado (por isso usa-se o 'do')
  • I do everything to make you smile! (eu faço tudo para te fazer sorrir!)

"Make" geralmente refere-se ao resultado de algo ou algo em que produzimos e podemos tocar. "Do" geralmente refere-se a ações por si mesmas, algo que vemos mas não tocamos.

Existem inúmeras regras e exceções do uso das palavras do make, porém é inviável decorar e ficar pensando nas regras quando precisar falar uma frase. Os nativos não costumam cometer erros com do make por já estarem familiarizados com o uso dessas palavras no dia a dia. Eles não precisam estudar gramática e suas exceções para saber onde usar cada palavra. Eles simplesmente aplicam elas em frases por já estarem adaptados com o modo correto de expressar determinada ideia. Para te ajudar em que situações utiliza-se do ou make, vou deixar uma lista com as expressões mais comuns desses verbos.


Espero ter ajudado e recomendo fortemente que pratique as duas palavras aplicando-as em diferentes frases para que você se familiarize com elas, de modo que com o tempo você nem precisa mais pensar em suas diferenças, pois cada palavra virá automaticamente em sua mente quando tiver que usá-la.

Por isso, leia e escute bastante coisas em inglês, para se familiarizar com as palavras. Quanto mais você pratica, mais você domina.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.
See ya!