O Perfect tense é um tempo verbal que deixa muitos estudantes de inglês descabelados devido sua complexidade e muitos acabam fazendo uma tremenda confusão ao aplicá-lo em frases. Quando se trata do present perfect e past simple fica mais confuso para uns e muitos estudantes cometem erros com esses tempos verbais. Porém, embora pareçam semelhantes, eles tem uma simples diferença e é exatamente o que vou te mostrar nesta aula.Parece difícil dominar o inglês, mas com dicas e técnicas fica mais fácil de entender. No final da leitura dessa aula, você irá saber qual é a diferença entre os dois tempos verbais e qual o tempo correto para a sua frase.

Embora Present remete algo ao presente, no Perfect tense as coisas são bem diferentes. A confusão começa porque o Present perfect simple, refere-se a algo que ocorreu no passado do presente. O quêêê? Mas Present não é presente? 😧 E quanto ao Past?

Pois é, na aula de hoje irei apresentar as diferenças entre o Present Perfect e Past Simple, de modo que você entenda bem a sua estrutura e seu uso para todo o sempre amém!🙏😆

Bem, ambos remetem a algo passado. A diferença é que o Present Perfect é usado para expressar algo que está ocorrendo agora, olhando para o passado. Já o Past Simple é usado para algo que ocorreu no passado e foi concluído. Para deixar mais claro, veja os exemplos a seguir:

Ex:          Present Perfect
             Bruce has lost his phone. He can't find it anywhere. (Bruce perdeu o telefone dele. Ele não consegue encontrá-lo em lugar algum)

               Past Simple
            Bruce lost his phone yesterday. But now he has found it! (Bruce perdeu seu telefone ontem. Mas agora ele o encontrou!)

Olhando para as duas frases percebemos que se trata da mesma situação, porém com um resultado diferente. 

Na primeira frase foi usado o Present Perfect porque trata-se de uma situação que ocorreu recentemente, entre um passado próximo do presente (há não muito tempo, como uma hora atrás, dez minutos atrás, etc), nessa situação Bruce perdeu o celular e ainda está procurando ele. O present perfect nos dá uma informação de algo que ocorreu recentemente e não especifica o tempo ocorrido (quando, período) e tem relação com o presente (ocorreu no passado mas tem resultado no presente). Sabemos do passado e do presente (o antes e o agora).

Na segunda frase foi usado o Past Simple porque a situação ocorreu somente no passado, nessa situação Bruce perdeu o celular ontem mas o encontrou depois, tendo o caso como concluído. O passado simples não nos dá uma informação do presente. Sabemos do passado mas não do presente (o antes mas não o agora). Além disso, o Past Simple nos especifica o tempo de uma ação, no exemplo acima ele nos dá o time maker do tempo 'yesterday'.

Vamos dar uma analisada nas estruturas e formação verbal dos dois tempos:

Present Perfect :        Sujeito + (Have/Has) + Past Participle
                       Ex:          You           have            eaten
                                       She            has             eaten

O Past Participle é o verbo no passado do particípio. Esta transformação do verbo pode ser simplesmente acrescentando ed no final, para verbo regulares. Mas se o verbo for irregular, o seu final é diferente ou até mesmo não se altera. Mas como sei quando é irregular? Confira nesse link uma lista com os verbos irregulares.

O Present Perfect é usado para algo que ocorreu recentemente e que tem relação com o presente, uma ação inacabada ou que tenha tempo indefinido.

Exemplos:
  • He has lost his helmet and now he is sad. (Ele perdeu o capacete dele e agora ele está triste)
    • Temos uma situação ocorrida recentemente (passado) ligada ao presente.
  • They have lived here since 1997. (Eles moram aqui desde 1997)
    • Sabemos que eles ainda moram no local; é uma situação que ainda não acabou.
  • She has been to Japan twice. (Ela esteve no Japão duas vezes)
    • Sabemos que ela esteve no Japão duas vezes, mas não sabemos quando.

Past Simple :        Sujeito + (past ) + substantivo
                  Ex:              I         ate          cake
                                     She    loved      the gift

O Past Simple é usado para relatar algo que ocorreu no passado e já acabou ou ações que se repetem no passado e ações com tempo definido.

Exemplos:
  • I ate pizza yesterday. (Eu comi pizza ontem)
    • Temos uma situação finalizada, que ocorreu ontem (passado).
  • She watched tv every morning (Ela assistia tv toda manhã)
    • Sabemos que ela via televisão rotineiramente de manhã; uma ação repetida no passado.
  • She went to Japan twice in 2003. (Ela foi para o Japão duas vezes em 2003)
    • Sabemos que ela esteve no Japão em 2003 (período, ano).
Para memorizar o uso de cada tempo, temos no inglês o que chamamos de time markers, que nos ajudam a saber quando as coisas aconteceram. Abaixo você verá os times markers mais usados para o present perfect e o past simple. Para ver os times markers de todos os tempos verbais clique aqui.


Present Perfect:

  • just, recently, already, not yet, since, up to now, never, ever, so far, this week, this month, for years, when, until, still, before, after, recently, twice, lately, once, three times, many times...
    • I have never been to Italy. (Eu nunca estive na Itália)
    • Have you already eaten sushi? (Você já comeu sushi?)
    • She has seen him twice this week. (Ela viu ele duas vezes esta semana)

Past Simple: 

  • yesterday, last (month, night, week, year, etc), ago ( a week ago, two days ago, etc), on Sunday, in April, in 2010, when+dependent past clause (When I was young, when i called her, ect)...
    • I went to Canada last year. (Eu fui para o Canada ano passado)
    • She won the judo's championship in 1998. (Ela venceu o campeonato de judô em 1998)
    • Were they at the party yesterday?. (Eles estavam na festa ontem?)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Revisando: Quando você quer falar de quanto tempo (duração) ou quantas vezes algo ocorreu e o tempo não é especificado, você usa o present perfect. Quando você quer especificar o tempo que algo ocorreu ou uma ação, você usa o simple past.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero ter te ajudado e que você exercite inglês no seu dia a dia. Não adianta.. é a prática que fará você melhorar cada vez mais! Então, pratique, pratique e pratique!😉😊

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo. See ya!