Uma coisa é fato: “Não existe uma fórmula mágica para aprender inglês ou qualquer outro idioma!” .Bem que gostaríamos, não é mesmo?!

O que existe de verdade é muita dedicação e treino. E por mais que você tenha aulas com professores ou em escolas particulares, se você não colocar em prática os conhecimentos adquiridos, dificilmente você conseguirá atingir um bom nível no inglês.

Se você quiser aprender inglês de verdade, entre de cabeça nesse novo objetivo em sua vida. Envolva-se com esse idioma de todas as maneiras possíveis.

Você pode se envolver de diversas formas, como:

  • mudar o idioma do seu computador,
  • do seu Smartphone,
  • das redes sociais,
  • ler textos e
  • assistir vídeos em inglês.


E até mesmo adquirir um curso com um método comprovado e direto ao ponto!

O que mais você pode fazer para ficar mais perto da língua inglesa? Conte pra gente depois nos comentários logo abaixo, no final deste artigo 😊


E os aplicativos? Como posso utilizá-los para aprender inglês?


Os aplicativos para smartphones são ferramentas excelentes para complementar o seu aprendizado no inglês, pois com eles você pode treinar sua memorização, aprender palavras novas, exercícios, jogos e muito mais!

Separamos uma lista com excelentes aplicativos que provavelmente te ajudarão muito no seu aprendizado da língua inglesa. Confere aí:


  

Duolingo

 
Um dos mais famosos aplicativos para o aprendizado de idiomas, com o Duolingo você pode aprender idiomas através de uma espécie de jogo, conforme você vai acertando também vai subindo de fase e novas etapas são desbloqueadas.

Para as pessoas que falam a língua portuguesa, é possível aprender inglês e o espanhol através deste aplicativo.

Agora se você já manja do inglês, também é possível aprender italiano, francês, alemão, e diversas outros idiomas.

Com o Duolingo você poderá aprender a escrever, ler, ouvir e falar de uma forma bastante legal e interativa.

Download: Android, IOS e Windows Phone.



Bussu

Bussu é um excelente aplicativo que disponibiliza um curso tradicional, mas muito eficaz de inglês com vários níveis de dificuldade.

Com ele é possível aprender novos vocabulários, fazer e ouvir exercícios diálogos, além de testar o seu conhecimento em inglês em diversos temas.

O mais bacana é que você pode ajudar pessoas que estão aprendendo português e, em contrapartida, ser corrigido por falantes nativos de inglês, além de poder criar lembretes para se organizar melhor em seus estudos.

Download: Android, IOS


English Grammar in Use

 Quer um curso completo de uma Universidade de verdade? Com o aplicativo English Grammar in Use, da Universidade de Cambridge, você poderá estudar o programa completo de estudos! Recomendado para alunos do nível intermediário ou superior.

Envolvendo diversos assuntos, o aplicativo possui mais de 150 lições de gramática.

No aplicativo você encontrará explicações detalhadas de cada conteúdo, como também exercícios práticos.

O aplicativo é pago, mas as seis primeiras lições são gratuitas e as demais aulas podem ser adquiridas através de pacotes ou até mesmo o curso completo.

Download: Android, IOS



Lingua.ly

 Um complemento que também é muito interessante você ter no seu smartphone se você estiver aprendendo inglês é o Lingua.ly.

Ele é uma espécie de repositório de palavras, permitindo que você traduza, armazene e busque todas as palavras novas que você aprendeu agora ou as que você está incluindo em seu novo vocabulário.

O aplicativo Lingua.ly oferece também um modo de treino, juntamente com o modo leitura que seleciona automaticamente textos que possui as palavras que você coletou.

Download: Android, IOS



Unlock Your Brain

 O Unlock Your Brain é um aplicativo muito bacana para aprender inglês! Na nossa opinião, um dos aplicativos mais criativos que encontramos até hoje.

Ele adiciona palavras novas em inglês na sua tela de bloqueio, e, para desbloqueá-lo, você precisa responder o significado daquela palavra.

Calma! Se você errar, o seu aparelho será desbloqueado também, porém com uma mensagem te advertindo do erro e mostrando o significado correto.

O aplicativo Unlock Your Brain disponibiliza pacotes de assuntos variados, em diversos idiomas e níveis de aprendizado.

Você também pode acompanhar estatísticas envolvendo todas as palavras novas que você aprendeu, o seu nível de erro e acerto. 

Ah, nesse aplicativo você também pode ganhar medalhas por objetivos alcançados :)

 Download: Android


Phrasalstein Phone

 Uma das maiores dificuldades das pessoas quando estão aprendendo o inglês está nos Phrasal Verbs (ou Verbos Compostos), que são os verbos regidos por preposições.

Como esses verbos são muito importantes para a fluência, eles devem ser levados com muita atenção.

O Phrasalstein Phone entra como uma ferramenta de auxílio nessa tarefa de aprendizagem, utilizando pequenas animações para te ajudar a memorizar e lembrar o significado das palavras que compõem os Phrasal Verbs.

Download: Android, IOS



Google Translate

 
É fato que o Google Translate não foi criado para ser especificamente um aplicativo para aprender inglês (ou qualquer outro idioma), porém ele pode ajudar você estudante, tanto na definição de frases palavras e textos inteiros, como também com a sua pronúncia.

O Google Translate permite que você traduza textos com muita facilidade. 

Outra função que o aplicativo que você crie um Phrasebook, com todas as palavras e frases que desejar armazenar.

Download: Android, IOS


English Monstruo

 
Este é um outro aplicativo que permite que você aprenda inglês de uma forma divertida, também da Universidade de Cambridge.

Com exercícios interativos, o programa ensina a solucionar os maiores erros do inglês através de exercícios interativos.

O English Monstruo disponibiliza um nível de dificuldade considerado intermediário-alto. O aplicativo utiliza como base um software de linguística que já analisou mais de 1,9 milhões de palavras em inglês, e, dessa maneira, descobriu-se quais são os erros que estudantes comumente cometem.

Download: Android, IOS


Memrise

 
O aplicativo Memrise basicamente se resume em memorização para aprender inglês e outros idiomas, baseado em imagens e textos.

Tente lembrar dos significados de fotos, desenhos e gravuras com suas respectivas descrições.
A principal vantagem desse app, é que é tudo gratuito, pois os cursos são gerado pelos próprios usuários em diversos idiomas.

Além disso tudo, você pode usar o aplicativo offline (para não gastar seu plano de dados), escutar a pronúncia de palavras e receber pontos por acertos.

Download: Android, IOS




Babbel

Quando se trata de aprender inglês, o aplicativo da Babbel também pode ser considerado um dos melhores apps nesse quesito.

O objetivo principal deste aplicativo é aumentar o vocabulário do estudante.

O app permite que o usuário treine sua pronúncia como uma ferramenta de reconhecimento de voz, além de ter a possibilidade de aprender um novo vocabulário através de uma lista de situações cotidianas.

Apesar do Babbel ter boas funcionalidades no modo gratuito, para você ter acesso a mais conteúdos e funcionalidades mais avançadas é preciso assinar o plano premium.

Ah, este app também permite baixar conteúdo para uso offline ;)

Download: Android, IOS



Wlingua

O Wlingua é um curso de inglês para aprender de maneira rápida e divertida! Com ele você tem acesso a exercícios aprofundados para melhorar sua leitura e pronúncia em inglês.

Um dos diferenciais do Wlingua no aprendizado do inglês, segundo o próprio aplicativo, é que ele lhe permite aprender palavras e o alfabeto com o sotaque americano e o britânico. Recurso muito interessante para ter um vocabulário mais extenso na língua inglesa.

Download: Android, IOS



----------

CONCLUSÃO
 Consideramos sim muito válido a ideia de aprender inglês por aplicativos, pois isso mostra interesse e comprometimento.

Porém eles não substituem cursos completos, com um método comprovado, pois os conteúdo dos apps por mais que sejam bons sempre irão surgir dúvidas, então você busca o conteúdo que faltou daquele em outro aplicativo, vídeo no youtube, blog, etc, consequentemente pode virar uma bagunça em seu estudo.

Logo, podemos concluir que eles são complementos de seus estudos, para você estudar quando estiver viajando, no almoço de seu trabalho ou nos seus momentos vagos.


Gostou do conteúdo? Avalie-o abaixo e deixe seu comentário :-)