Que tal unir o útil ao agradável e aprender inglês assistindo seus episódios favoritos de Friends, The big bang theory ou outra série de seu interesse? 

 

Por que aprender inglês assistindo séries?

  • É divertido

Convenhamos que aprender inglês assistindo séries é muito mais prazeroso do que ler um livro de gramática ou uma lista de vocabulário sem contexto.

Além disso, as séries foram projetadas para o público nativo americano, logo os diálogos existentes sempre são os que são aplicados no idioma falado do dia a dia.

 
Portanto, você aprenderá o inglês natural sem muito esforço porque estará prestando atenção na série.

 

  • Aprenda vocabulários e como usá-los

Assistindo a série, o seu ouvido vai se adaptando com o sotaque inglês e você vai aprender palavras e como elas são usadas em um contexto.

Você irá aprender a falar como um nativo, com frases e expressões comuns.

 

  • Melhore os seus sentidos

Quando você assiste uma série, você ouve o inglês, seu ouvido se adapta aos sons americanos e você melhora a sua pronúncia, o que é muito importante porque no inglês as palavras não são pronunciadas como são escritas.

Além de desenvolver e/ou melhorar seu listening e speaking (ouvir e falar), você pode melhorar sua habilidade de escrita (writing), assistindo com legendas em inglês.



  • Duração

Geralmente, os episódios das séries são em torno de 20 a 45 minutos. Esse é um bom tempo de dedicação de estudos no idioma e você podendo assistir um episódio por dia, vai ajustar esse tempo em sua rotina.

Fazendo isso, todos os dias, é inevitável que em pouco tempo você estará falando inglês naturalmente, como os nativos.

 

  • Imersão cultural

Aprender um idioma é também descobrir uma nova cultura e história. Em uma série, você descobre o seu universo, lugares desconhecidos ou não muito conhecidos, com suas referências culturais: músicas, comidas, entretenimentos, tradições, artes e etc.

 

Como aprender inglês assistindo séries?

Aprender inglês assistindo séries é muito simples, divertido e bem parecido com o método de aprender inglês com filmes.

 

1. Escolha uma série em seu nível de inglês

Se você tem um nível baixo de inglês, aconselho começar assistindo episódios de uma série que já assistiu porque você já conhece bem o que acontece e a história. Assim, poderá focar no idioma, prestar atenção nos diálogos e seus aspectos.

Escolha uma série simples, sem complexidades, a menos que queira se desafiar.

 

2. Escolha uma série de seu interesse

Para aprender bem algo e manter o conhecimento adquirido, você deve ter prazer no que você faz.

O aprendizado deve ser prazeroso, portanto assista uma série cujo gênero e assunto é de seu interesse ou até mesmo uma série que já assistiu e gostou (é até melhor porque você já conhece a história e até mesmo frases chaves em português que agora você aprenderá em inglês).

Na dúvida sobre qual série assistir, procure por críticas e resenhas na internet e poderá saber melhor sobre a que você pretende assistir, com avaliações de pessoas que já assistiram.

 

3. Use legendas

Não é porque você está usando legendas que você estará trapaceando em seu aprendizado do idioma.

Se seu nível de inglês é baixo, então use legendas em seu idioma nativo até que você se sinta confiante para usar legenda em inglês. Mas, se seu nível de inglês for superior, utilize legendas em inglês só para você ter uma noção do que está acontecendo, até porque não dá para acompanhar palavra por palavra porque o ritmo pode ser bem rápido e seria cansativo.

Além disso, usar legendas em inglês ajuda melhorar inclusive a sua habilidade de escrita. Você terá muito progresso, porque estará em contato total com o inglês.

Não se preocupe em entender absolutamente tudo, até porque quando se aprende um idioma é impossível aprender todo vocabulário de uma vez. Permita-se errar também, os erros te ajudarão a evoluir.

 

4. Reprise as melhores cenas

Não hesite em voltar nas cenas que você gostou e pausar quantas vezes quiser para entender melhor o que está acontecendo, o vocabulário, as expressões, a estrutura das frases e também para repetir os diálogos da cena.

 

5. Imite os atores

Quando você escuta frases e as repete, seu cérebro as memoriza melhor e fica mais fácil de você se lembrar depois.

Além disso, quando você procura imitar a fala dos atores, você é induzido a prestar atenção na pronúncia, ritmo e entonação que os atores utilizam nas palavras e isso ajuda demais no aperfeiçoamento de sua habilidade de conversação.

 
Então, repita frases e imite os atores o tanto quanto você puder. A repetição é um ótimo aliado no processo de aprendizado de um idioma.

 

6. Assista a série em inglês

Aqui você irá assistir todo o episódio da série em inglês, sem legendas. Você usará apenas os seus ouvidos.

Esta fase é muito importante porque você verá sua evolução no idioma e conseguirá distinguir melhor as palavras e pronúncia.

Se conseguiu assistir a série toda em inglês como se estivesse assistindo em seu idioma nativo, então é um ótimo sinal que você realizou os passos anteriores com atenção.

Se conseguiu assistir, como compreensão maior ou igual a 80% da série, também é um ótimo sinal. Mas, se assistiu com dificuldades e com compreensão abaixo de 70%, então retome os estudos com mais cautela.

 

 

4 séries para desenvolver o seu inglês

  • Cougar Town


 Uma série que conta a história de uma mulher divorciada de 40 anos de idade em procura de mais agitação em sua vida. Foi uma séria bem sucedida dos EUA que possui um nível muito básico da linguagem.


  • Friends 


Uma série de comédia que segue a vida de 6 amigos, os personagens são bem diferentes, com um nível de inglês de fácil entendimento com diálogos simples, que você aprenderá a se comunicar com seus amigos. Os diálogos são em um ritmo bem mais lento e claro que o normal, em relação a outras séries, o que facilita o entendimento.


  • Sex and the city 


Uma série divertida de comédia romântica, com linguagem simples e cheia de phrasal verbs, o que ajudará a entender o contexto de frases complicadas. O inglês usado na série é natural e típico de Nova Iorque e trata de questões cotidianas modernas como amizade, relacionamentos, sexo seguro, o que fará você perceber as diferenças culturais dos EUA e o seu país com um todo.


  • Gossip girl


Uma série de drama adolescente, fácil de seguir, que possui um narrador explicando o início e fim de cada episódio. A linguagem usada é informal, o que é muito bom para aprender como os jovens americanos se comunicam.


------
Gostou do artigo? Comente abaixo!

Compartilhe com seu amigo que está precisando treinar o seu inglês :)