Mineração de frases – Sentence Mining

A técnica de mineração de frases consiste em coletar, salvar e revisar as frases e seu uso é eficiente por três motivos:

1 Ajuda a criar associações mentais com o que você já conhece

As frases permitem que você fixe um novo vocabulário em um lugar de seu cérebro


2 Te expõe ao vocabulário em diferentes contextos

Isso acelera seu aprendizado da mesma forma em que você conheceria mais rápido uma pessoa vendo-a em diferentes contextos sociais


3 O vocabulário é híbrido, como as pessoas

Isto é, assim como você não conhece uma pessoa sabendo apenas o nome dela, você não aprende uma palavra sabendo apenas sua definição.


Como usar Sentence Mining para aprender inglês?

Esta técnica pode ser feita de duas formas: procurando ou não por frases.

  • Encontre um recurso (livros, músicas, vídeos, sites, apps, etc.) que lhe forneça inúmeras frases, seleciona as frases mais simples que demonstrem o sentido da palavra estudada e depois salve-a em seu SRS (Sistema de Repetição Espaçada).
  • Adicione frases em seu SRS, conforme se depara com elas em seus estudos


Procurar ou não por frases são formas válidas de aplicar a mineração de frases. Mas, extrair as frases na medida que você as encontra em seus estudos é uma maneira bastante oportuna quando combinada essa técnica com outras estratégias de estudo.

A mineração de frases é uma técnica que tem máximo potencial quando combinada com as técnicas de leitura com áudio e SRS, como mencionado no tópico anterior. Pois, conforme você faz leitura com áudio e se depara com sentenças desconhecidas, você a estuda e depois adiciona ela em seu SRS.

A mineração de frases irá adicionar cada vez mais sentenças em seu SRS, com o objetivo de acelerar a absorção destas frases, especialmente as que não aparecem com muita frequência em áudios e textos.

Feito de forma correta, o resultado dessa combinação é um nível extremo de aprendizado, tanto qualitativo quanto quantitativo.