A técnica de shadowing (sombreamento) é muito útil, porque além de treinar mais o listening fazemos a prática do speaking (fala).

Essa técnica consiste em imitar o narrador de um texto e tem um efeito incrível na pronúncia, posto que faz você prestar atenção nos mínimos detalhes da pronúncia.

O melhor benefício de observar a sua pronúncia é aprender a imitar os diferentes contextos emocionais que encontra inconscientemente, o que é ótimo porque é bastante complexo tentar estudar conscientemente esses aspectos da linguagem.

Com o shadowing, você treina seu cérebro para falar e ouvir ao mesmo tempo, obtendo mais confiança para falar, sem ser necessário um parceiro de conversação.

Para aplicar o shadowing será necessário um texto com áudio. Dê preferência àqueles que já estudou ou tem domínio, para deixar o processo mais fácil. A técnica é aplicada como segue:

1 Ler e ouvir o texto algumas vezes. 

Enquanto lê e escuta o texto, preste bastante atenção no ritmo e na pronúncia do narrador.

2 Leia o texto imitando o narrador.

Depois de ouvir e ler o texto algumas vezes, coloque o áudio para tocar e leia o texto simultaneamente com o narrador, imitando sua entonação e pronúncia. No início pode parecer complexo, mas depois de praticar isso várias vezes, você conseguirá decorar o texto e não precisará mais usar a leitura, estando pronto para o próximo passo.

3 Imite o narrador sem o auxílio do texto

Coloque o áudio e imite o narrador sem o auxílio da leitura do texto. Fale o texto em paralelo com o narrador, imitando a mesma pronúncia, ritmo, velocidade e entonação. Faça isso inúmeras vezes para depois ir para o próximo passo.

4 Fale o texto sem ler nem escutar

Fale todo o texto, usando o conhecimento de repetição adquirido, sem usar o áudio e a leitura do texto. Fale em voz alta, imitando a mesma pronúncia, ritmo, velocidade e entonação que o narrador usava.

Dica: Otimize sua prática de shadowing estudando em movimento, mantenha uma postura ereta e articule sua voz em tom alto e de forma clara.