E quem não gosta de ouvir músicas?

Agora, imagina aprender inglês enquanto escuta suas músicas favoritas, bom demais né?! Mas isso é possível sim.

Por que aprender inglês com música?


A música é uma excelente ferramenta para aprender inglês porque:


  • Música faz bem a mente
É comprovado cientificamente que a música pode ajudar estudantes de idiomas a aprender gramática e vocabulário, além de melhorar a ortografia, por meio de músicas.

  • Aprender vocabulário
A maioria das músicas em inglês contém palavras e expressões que podem ser utilizadas no cotidiano e, como as músicas são projetadas para os nativos americanos, elas possuem a linguagem coloquial atualizada.

  • Melhorar a pronúncia
Escutar músicas em inglês treina os seus ouvidos para os sons e pronúncia das palavras no idioma, além da compreensão dos sons, ritmo e entonação das palavras.

  • Músicas são fáceis de fixar na mente
Ao escutar várias músicas em inglês, você vai perceber padrões sonoros que se repetem em diversas músicas, o que facilita sua fixação na mente.

  • Músicas são emocionais
Você já deve ter escutado pelo menos uma música na vida e pensado algo como: esta música foi feita para mim! 

Nossa relação com a música é tão profunda que quando escutamos uma letra e nos identificamos naquele contexto, fica mais fácil de se lembrar daquela música. Além disso, a música tem o poder de mudar o nosso humor e bem-estar físico ou mental.

  • Aprender sobre a cultura inglesa
Ao escutar músicas em inglês, você pode perceber como que os americanos pensam e se sentem, além de outras informações sobre a cultura inglesa.

  • Ouvir música é um hábito natural
Muitos estudantes de inglês dizem que não conseguem reservar muito tempo diário para se dedicar em aprender o idioma. Com a música, não é difícil ter tempo de dedicação porque você pode ouvir música a qualquer instante, onde você for. Além disso, quando escuta uma música que você gosta, pode escutá-la inúmeras vezes, sem se cansar.


Dicas para aprender inglês com música


1. Escolha uma música

Parece óbvio, mas escolha uma música que você goste e quer estudar. Se o seu nível de inglês for baixo é melhor escolher músicas com letras claras e simples. Deixe músicas mais elaboradas e complexas de entender, como rap , metal hip hop, quando estiver em um nível mais avançado... A menos que você queira se desafiar.

Recomendo evitar músicas com linguagem difícil e não usada no cotidiano, músicas que não são populares, músicas muito rápidas e músicas que não possuem sua letra disponível.


2. Encontre a letra da música

Vai no Youtube e encontre a sua música com a letra ou simplesmente pegue a letra em um site de letras de músicas.


3. Ouça primeiro

Escute a letra da música primeiro, não se importe em entender a música nesse momento; Escute a música porque cantar é mais difícil de conversar em inglês. Além disso, existe alguns padrões de músicas que mudam e atrapalham na compreensão do que está sendo cantado. Por isso, escute a música sem ler a letra para que seu ouvido se acostume com os sons das palavras em inglês. Foque primeiro na escuta e tente reconhecer palavras que estão sendo cantadas.

Depois de escutar bem a música sem ler, você pode escutar a música lendo a letra. Assim, você pode até conferir as palavras que conseguiu entender antes de ter lido a letra e entender as lacunas de compreensão quando só ouvia a música sem a letra.


4. Imite o cantor

Depois de saber sobre o que a música fala, as palavras e seus significados e demais elementos que constituem a música, imite o cantor, isto é, preste atenção na pronúncia das palavras e tente falar igual quantas vezes for necessário para que consiga. Assim, além de melhorar sua habilidade de pronúncia, seu cérebro memoriza melhor e você se lembra mais fácil das palavras e estrutura das frases que aprendeu.


5. Pratique o que aprendeu

Tente utilizar o vocabulário que aprendeu na música em outro contexto, aplicar em uma situação real seria muito bom. Interessante mesmo seria pegar as palavras e expressões novas que aprendeu e colocar em aplicativos de SRS, como o Anki, para treinar a memorização dessas palavras periodicamente. Mas, concentre-se no vocabulário que considera relevante.


3 músicas para desenvolver seu inglês


  • I'll be there - Michael Jackson

    • A letra da música é de fácil acompanhamento e simples de entender.O vocabulário é relacionado ao amor e o refrão simples com a melodia agradável faz com que você memorize a canção sem muito esforço.

  • Beautiful day - U2

    • A música é muito boa para aprender figuras de linguagem. Ela fala sobre ser feliz, positivo e apreciar a vida. Seu ritmo cativante faz com que a canção fique na mente.

  • Every breath you take - The Police

    • Esta música é perfeita para aprender inglês porque é muito simples e fácil de ser compreendida, além disso, ela nos permite praticar a fonética já que possui rimas em suas frases e possui algumas expressões idiomáticas. A letra da canção está relacionada ao amor e é muito conhecida e seu ritmo é bem agradável.


Quer conhecer mais músicas para aprender inglês? Clique no link e conheça as melhores músicas para se aprender inglês.