Aprender inglês do zero, assim como qualquer outra coisa na vida que você não possui conhecimento prévio, parece ser difícil e por vezes é mesmo! Ou não!

Tudo depende de dois fatores:

Motivação e Metodologia.

O que quero dizer é que motivação e metodologia andam juntas no processo de aprendizagem, porque não adianta eu ter o melhor curso com o melhor professor do mundo se eu não estiver motivado a aprender e vice versa.




Além disso, existem alguns erros que estudantes de inglês cometem que acabam empacando o seu desenvolvimento no idioma. Clique aqui para saber mais e se previna!

Como aprender inglês para iniciantes? - Dicas


  • Esteja motivado 
Depende da motivação em primeiro lugar, porque não se trata de ir em um cursinho obrigado pelos pais. Fazer algo que você não quer, não te trará bons resultados. Por isso você precisa estar pré-determinado, motivado, ter ciência desse processo de aprendizado e inteligência emocional para conseguir chegar em seu objetivo.


  • Siga uma boa metodologia 
Aqui vale ressaltar que não existe a melhor metodologia de estudos, pode existir metodologias que deram certo para muitas pessoas. Porém somos seres singulares, diferentes e nem sempre o que dá certo para um dê certo para você também. O que existe é uma metodologia que se adeque ao seu nível e que seja agradável para você. Por isso, não hesite em testar diferentes metodologias para aprender inglês, quando você se identificar com uma, segue que é sucesso!

Ter uma metodologia de estudo implica em seguir um estudo estruturado e seguimentado para acompanhar seu avanço no idioma. É seguir um passo a passo organizado para se chegar no objetivo. Não é tão simples como fazer uma receita de bolo, mas é como fazer uma receita: muitos dizem não saberem cozinhar e não levar jeito, mas muitas vezes apenas pegou uma receita mal elaborada em seu passo a passo ou então, não seguiu a receita corretamente.


  • Não tenha medo 
O medo é seu inimigo para qualquer coisa em nossa vida. Um dos erros que estudantes mais cometem é o medo de errar, sendo que são os erros um dos maiores impulsionadores de nossa evolução. Por isso, não tenha medo de abrir a boca e falar inglês, errando você aprende o certo. Já ouviu aquele ditado "quem tem boca vai à Roma"?, pois minha dica é 'Quem tem boca vai para os EUA!'. Seja cara de pau, permita-se errar e pratique inglês e erre sim o quanto puder e você vai progredir o seu inglês rapidamente.


  • Peça ajuda 
Se conhecer um amigo que saiba falar inglês, peça ajuda, assim ele também pode treinar o inglês dele. Peça para ser corrigido quando errar e considere as críticas construtivamente.


  • Evite falar seu idioma nativo 
Quando estiver aprendendo inglês, principalmente em intercâmbios, procure evitar falar sua língua materna, porque assim você aproveita melhor os seus estudos. A necessidade de se comunicar em inglês fará com que você aprenda mais rápido.


  • Persista 
Não desista jamais! Pode parecer difícil no início, mas fazendo um pouco de esforço todos os dias valerá a pena e cada vez que pensar em desistir pense no que o motivou a aprender inglês e olhe seu progresso em 3 meses antes de iniciar seus estudos, onde não sabia nada. Acredite em você!


  • Não se compare 
Como já havia dito, somos seres diferentes e vivemos em condições diferentes. Por isso, evite comparar o seu progresso com o de outra pessoa que esteja aprendendo o idioma também, porque cada um se dedica de uma forma e tempo diferentes. Cada um tem um ritmo de aprendizado diferente. Se quiser fazer uma comparação de progresso, que seja com o seu próprio progresso. Supere-se!


É isso! Não existe um monstro de sete cabeças e nem milagres. Existe você querer aprender e fazer por onde. Fico feliz que chegou até aqui, indica que você realmente quer aprender inglês. Seja por qual for o motivo, conte para nós nos comentários e diga sua maior dificuldade para que possamos te ajudar.😃

Se quer saber mais dicas essenciais para iniciar seus estudos em inglês, confira outros artigos em nosso site e não deixe de ver os 5 maiores erros que estudantes de inglês cometem quando estão aprendendo o idioma. Vale a pena conferir para se prevenir e aproveitar seus estudos ao máximo!😉