Como podemos encontrar um tempo para estudar quando temos que trabalhar, ter uma vida social, dormir, comer, etc.?

Bom, sempre existem maneiras de ganhar tempo ou recuperar o tempo perdido!

Todos os dias você tem uma rotina de espera em seu dia. Você espera pelo ônibus no ponto, metro, no trânsito, em filas de banco, supermercado, espera o tempo de cozimento de uma comida, espera para chegar em sua casa, espera por um amigo, etc.


E o que você faz nessas situações? Joga conversa fora com alguém, rói as unhas, cruza os braços, olha para o nada, o quê?. O que eu quero dizer é que tudo isso são ocorrências naturais no dia-a-dia de uma pessoa e você não consegue evitar isso. Tudo isso acontece e somam uma grande quantidade de tempo perdido, inutilizados.

Há ainda as situações ruins diárias, quando você perde um ônibus, por exemplo, e o que a maioria faz é murmurar sobre isso e, considerando a quantidade de tempo que temos por dia, acaba acrescentando um estresse desnecessário no seu dia. Nessa situação, se você tem que esperar mais dez minutos que seja tendo que aguardar o próximo ônibus, em seu lugar eu pensaria pelo lado positivo: você ganhou tempo! então não tem por que inutilizar mais dez minutos reclamando sua má sorte. Aproveite para aprender e aumentar mais seu vocabulário!


Por que organizar e dedicar tempo em seus estudos?

Saber otimizar seu tempo “de sobra” diário, usando para investir no seu conhecimento e aprendizado do idioma é uma das formas de aproveitar seus estudos no idioma. Mas não o suficiente, é preciso organizar uma rotina de estudos para um aprendizado eficiente e mesmo com tantas técnicas de estudo e tudo que você aprendeu neste tutorial, muitos podem se sentir perdidos quando forem organizar uma rotina de estudos. Por isso, vou te ajudar, ensinando como organizar seus estudos e quanto tempo você deve oferecer de dedicação para aproveitar muito bem seus estudos, criando uma rotina eficiente.

Primeiramente, vamos considerar que o tempo de dedicação diária não será igual para todos, já que cada um tem uma rotina de vida diferente, uns trabalham quase o dia inteiro, outros não trabalham. Então o tempo de estudo é relativo. Porém, é importante ter um plano de estudos em sua rotina e se você tiver apenas dez minutos para estudar por dia, então use-o!

Obviamente que seu progresso será proporcional ao seu tempo de dedicação diária em seus estudos, usando um método eficiente, é claro! No entanto, se você tiver apenas dez minutos por dia não significa que é um tempo ineficiente. Estudar um pouco que seja garante seu progresso e é melhor do que nada.

Além disso, lembre-se do seu tempo de espera ou tempo “de sobra” que mencionamos no início. Acrescente esse tempo em seus estudos diariamente.

Com relação a organizar os estudos e aplicar as técnicas, use a técnica de leitura com áudio como prioridade em seus estudos, tendo as outras (SRS, Sentence Mining, Tradução bidirecional , Shadowing e Scriptorium) como complementos dele.


Como organizar os estudos e quanto tempo dedicar?

Você pode organizar então seus estudos como nesse exemplo:

1Realize o passo a passo da técnica de leitura com áudio. Aplicando a primeira fase da técnica, estude o tempo que precisar o texto para entendê-lo bem. Aplique a técnica de SRS com as frases mais complexas que achar, colocando-as no aplicativo Anki.

2Estando bem adaptado com o texto, entendendo quase tudo dele e podendo o ler sem muitas dificuldades, treine ouvir o áudio e ler ao mesmo tempo quantas vezes for necessário até você conseguir entender o áudio sem a necessidade de ler o texto.

3Use seu tempo “de sobra” para ouvir o áudio sempre que puder e para melhorar seu vocabulário com o SRS.

4Use a tradução bidirecional no texto para aumentar seu domínio sobre ele e treinar sua habilidade de escrita

5Use a técnica de shadowing para praticar a sua fala e memorizar ainda mais o texto.

Concluindo esse ciclo, pegue um novo conteúdo e repita tudo outra vez. Para cada texto novo que você estuda e prática, seu cérebro armazena uma determinada quantidade do idioma em sua memória e a cada passo disso mais próximo da fluência no idioma você fica.

A fluência será apenas uma consequência da continuidade de seus estudos e dedicação para aprender o idioma. 😉