Existem diversas maneiras diferentes de se aprender inglês e hoje você não precisa mais pagar caro por um curso e/ou frequentá-lo presencialmente, pois com a difusão de novas tecnologias surgiram novas metodologias de ensino que permitem o aprendizado de idiomas de maneira eficiente a partir de sua casa ou qualquer lugar e é isso o que vou te mostrar:

Formas de aprender inglês gratuitamente e sem sair de casa

Existem muitas diferenças entre aprender inglês pelos métodos tradicionais (cursos, aulas particulares, etc) e métodos alternativos (ferramentas, autodidata, etc). Tudo depende do que você quer: aprender inglês de forma paga ou gratuita? séria ou divertida? rápida ou lenta?

Pois bem, seja como você quiser, métodos tradicionais ou alternativos, existem ferramentas e cursos pela internet que permitem aprender inglês e você verá as mais populares agora.

Aprender inglês com curso ou Aprender inglês sozinho?

Método tradicional ou Método alternativo?

O método tradicional de ensino, que são os cursos de idiomas de escolas particulares, existe há anos. Estudar em escolas de idiomas ou aulas particulares, tem como vantagem a pessoalidade porque haverá um professor que irá te explicar o conteúdo, tirar dúvidas, praticar e melhorar o seu nível de inglês. Além disso, como você está pagando pelo serviço, você praticamente se vê na obrigação de aprender.

Em contrapartida, se "obrigar" a aprender algo não é vantajoso. O aprendizado com enfoque na aquisição de conhecimento deve ser oriundo da força de seu próprio desejo pelo conhecimento. Caso contrário,o que tende a acontecer é você se dedicar para aprender hoje e depois de algum tempo esquecer o que aprendeu (porque na verdade você não aprendeu). Isso acontece muito, frustrando muitas pessoas que não acreditam que são capazes de aprender inglês. Todos nós somos capazes de aprender qualquer idioma! A diferença está nas chaves do aprendizado:

Chaves do aprendizado de idiomas: Motivação e Metodologia

Pode parecer clichê, mas não é! Sem você estar motivado, determinado a aprender inglês e sem uma metodologia eficiente que o leve ao alcance de seu objetivo, nada vai adiantar e você vai voltar para estaca zero, frustrado e com pensamentos negativos de que não consegue aprender inglês.

Alguns lidam bem em aprender em cursos particulares, usando o método tradicional, mas muitos revelam que aprender inglês sozinho com um método eficiente, além de ser desafiador traz resultados visíveis em menos tempo, depende apenas de você!

Há os que intercalam os dois métodos, como uma forma de potencializar os estudos e também alcançam bons resultados.

Agora, se você tem dúvidas de qual método seguir, confira as formas de aprender inglês para cada um:

Métodos tradicionais de aprender inglês

As quatro maneiras mais populares de se aprender inglês ou qualquer idioma por meio do método tradicional são:

  • Cursos de idiomas particulares

Nos cursos particulares em escolas de idiomas ou com professores particulares você terá um tutor que irá sanar suas dúvidas, acompanhar seu progresso e te incentivar a praticar. Em muitas escolas você terá que fazer os estudos de forma presencial, algumas tem opção de estudos online. Mas ambas, tem um custo financeiro que muitas vezes não alcançam a todos que estão dispostos a aprender por esse sistema.

Existem muitos cursos online para aprender inglês, no entanto, é preciso ter cautela com qualquer curso que prometa milagres rapidamente, como aprender inglês sem esforço ou ficar fluente em menos de um mês ou algo do tipo. Até porquê, para chegar a fluência ou proficiência de um idioma leva muito esforço e tempo de dedicação para isso. E saiba que proficiência e fluência em inglês não são a mesma coisa.

  • Intercâmbios

Realizar um intercâmbio e estudar fora do país é o sonho de muitos estudantes de inglês ou qualquer idioma. Afinal, você estará cara a cara com o idioma, imerso e o tempo todo em contato na língua pretendida. Mas, para fazer um intercâmbio para aprender inglês (ou qualquer idioma) em outro país, você deve saber o básico do idioma e muitas vezes o custo para realizar esse sonho acaba não sendo muito acessível para todos. Além disso, quando optar realizar um intercâmbio, prefira países onde não tenha muitos brasileiros, para que você não fique tentado em falar o seu idioma nativo e acabar não aproveitando e desenvolvendo ao máximo o aprendizado com a vivência no outro idioma.

Existem programas de intercâmbio para trabalhos, como "work and travel" ou "au pair", onde você irá trabalhar no país destino desejado para aprender o idioma local. O bom é´que você acaba se virando e aprendendo bem rápido o idioma local por estar em contato constante com a língua. 

O programa "au pair" é destinado prioritariamente para mulheres que serão hospedadas em uma casa de família para cuidar de crianças. Em muitos casos, a família contratante acaba pagando uma bolsa de estudos do idioma do país para a babá. Durante a duração do intercâmbio (3-12 meses) a babá viverá com seus empregadores na mesma casa. Alguns requisitos são exigidos para aderir ao programa e é muito importante ter ciência de que nem tudo será flores.

  • Faculdade

Existem faculdades que oferecem curso de inglês básico, seja na grade do curso superior ou como um curso extracurricular. Geralmente é cobrado um valor por esse curso extracurricular. Confira se em sua instituição de ensino oferece curso de inglês. Se for gratuito, então aproveite a chance!


Mas, caso você não tenha dinheiro para estudar pelos métodos tradicionais citados anteriormente, relaxa! porque não é por isso que você ficará sem aprender inglês. Existem várias maneiras de aprender sem ter que gastar, inclusive se divertindo. Confira:

Métodos alternativos de aprender inglês

Nesse tópico cabe vários recursos e ferramentas tecnológicas que você pode usar a seu favor para aprender inglês, inclusive aprender se divertindo. Por isso, separei as mais tops.

  • Músicas no Youtube

Sim! é possível aprender inglês ouvindo suas músicas favoritas no Youtube. Basta escolher uma música com a letra da mesma e seguir alguns passos que você pode conferir clicando nesse link.


  • Filmes e séries

Eu não estava brincando quando disse que é possível aprender inglês se divertindo. Nesse caso, você assiste seus filmes ou séries favoritas adquirindo conhecimento e se familiarizando com o idioma nativo naturalmente. Saiba mais clicando no link como aprender inglês com filmes.


  • Aplicativos

Existem diversos aplicativos de idiomas gratuitos para baixar em seu celular e aprender inglês ou qualquer outro idioma. Alguns aplicam métodos específicos de aprendizagem que complementam e ajudam muito no desenvolvimento de seu estudo de inglês.

Além disso, existem aplicativos onde você pode ter aulas particulares com professores, nativos ou não e participar de comunidades, fóruns para estudantes de inglês praticarem o idioma.

  •  Livros

A leitura é muito importante para o desenvolvimento e aprendizado de um idioma. Quanto mais você lê, mais você aprende. Escolha um assunto que se interesse e pegue um livro em inglês sobre esse assunto. Assim, além de aprender frases e vocabulário do conteúdo escolhido, você irá desenvolver a habilidade de escrita no idioma. 

Comece com livros básicos, prestando atenção nas frases e no sentido delas. Ao ir se adaptando ao idioma, você poderá partir para livros mais complexos e desafiadores.

Para além de livros, você pode ler revistas ou artigos de notícias nos principais canais de notícias de inglês, como o cnn. Só filtrar o assunto e começar a estudar.

  • Programas de TV

Gosta de programas de tv estilo talk show (como o the noite, com Danilo Gentili)? No Youtube você também pode encontrar programas de entretenimento que passam nos canais americanos. 

É uma boa opção para você que quer aprimorar seu listening no inglês. Conforme você vai assistindo, seu ouvido vai acostumando com os sons em inglês. Você pode ativar legendas em seu idioma nativo de início para ir se acostumando com os sons e aprendendo frases e expressões. Depois pode mudar a legenda para inglês e ir aprendendo palavras novas, treinando sua leitura e como as palavras são escritas; até por fim não precisar mais de legenda nenhuma para assistir a um vídeo. 

A parte boa disso é que os diálogos não são ensaiados, logo você aprenderá frases e expressões usadas realmente em um diálogo com nativos americanos. Além disso, você pode voltar o vídeo quantas vezes necessário para compreender o que não entendeu em algum momento. 

  • Cursos gratuitos

Existem alguns cursos gratuitos na internet, inclusive no Youtube, seja com nativos americanos ou não, que ensinam inglês sem cobrar por isso.

Além disso, existem sites como o aprenderinglessozinho.com.br que possuem diversos conteúdos para aprender inglês, tanto técnicas, dicas, testes e etc, para você desenvolver sua habilidade de aprender inglês sozinho, sem custo e naturalmente.


Um modo de aprender inglês rápido é unir os dois métodos: fazer um curso intensivo e estudar com os modos alternativos apresentados. Assim, você estará com o inglês o tempo todo na cabeça. Porém tem que saber usar os dois em conjunto para não se frustrar e ficar se matando de estudar e não chegar no resultado esperado. Take your time! Consistência é mais importante do que a velocidade.

Gostou das dicas? Escreva nos comentários como você aprende ou pretende aprender inglês.😄