Bem, esta é uma pergunta bastante comum e é bastante evidente dizer que SIM, você só precisa se acostumar e praticar o idioma. Porém não é só isso.

Tornar-se autodidata em um idioma não é algo tão simples, é preciso ser metódico e regrado com o aprendizado. Será inevitável estabelecer um cronograma e segui-lo.

Se familiarizar com o inglês envolve saber ler, compreender e falar bem no idioma e você pode usar técnicas e métodos para desenvolver todas estas habilidades.

Quanto mais nos expusermos ao idioma, mais próximos da fluência ficamos!

Para quem não acredita que é possível aprender inglês sozinho, leia o artigo onde explicamos diversas maneiras de aprender inglês(clique para ver) ou experimente praticar:


Enfim, há diversas formas de aprender inglês sozinho e gratuitamente, de modo simples e eficiente, basta você querer (mas querer mesmo!). E, se você quer aprender inglês e não sabe por onde começar, temos dicas de como aprender inglês para iniciantes(clique para ver).

Como você pode perceber, temos diversas formas de aprender inglês e várias metodologias que realmente funcionam diferente para cada tipo de pessoa.

Mas então, por que será que muitos dizem que é difícil ou não conseguem aprender inglês?

Bem, a maior dificuldade de muitos aprenderem inglês é por causa da falta de motivação. E já deixo esta palavra em destaque porque motivação é o primeiro fator e importantíssimo para aprender não só inglês, mas qualquer coisa nessa vida.

Aprender inglês, não pode ser tratado com obrigatoriedade, como é o caso das escolas no ensino fundamental e médio, onde aprendemos por obrigação história, biologia, física ou qualquer outra matéria, e tiramos a nossa suficiente para "passar de ano".
Aprender inglês, deve ser levado como um objetivo e determinação para alcançá-lo, seguindo uma metodologia eficiente. 
E cá entre nós: Aprender inglês, ou qualquer outro idioma, é legal! Porém o que o torna legal ou chato é o método que você utiliza para aprendê-lo ;-)


Por isso, você deve ter motivação e estar ciente de todo o caminho a seguir e todas as dificuldades a superar para conseguir atingir seu objetivo no inglês (seja ouvir, ler, falar, etc).

Acredite, tendo motivação e uma metodologia de aprendizado eficiente e que se adeque a você (e que seja interessante), não tem como você não aprender inglês em pouco tempo (20 minutos por dia já é o suficiente). Tudo depende de você!


Aqui vai 3 dicas chaves para que você desenvolva seu inglês rapidamente:

  • Treine seu cérebro a pensar em inglês
Mantenha-se em contato todos os dias com o inglês, seja por uma conversa, um filme, músicas, não importa. Apenas se exponha ao idioma, faça amigos estrangeiros, cante em inglês, descubra a cultura de um país de seu interesse, formule situações em sua mente em inglês. Quanto mais contato você tiver com o inglês, mais rápido será o seu progresso no idioma.


  • Siga seus hobbies e interesses
Qualquer que seja seu hobby ou área de interesse, use isso a seu favor para aprender inglês. Leia livros em inglês sobre assuntos que você gosta, assista filmes que você gosta em inglês, entre em fóruns de inglês, converse por chat com amigos ou grupos que falam inglês, etc.


  • Defina uma meta e estratégia
Comece agora a definir um tempo de até 4 meses para se desenvolver no inglês. Mas comece agora!

O tempo passa muito rápido e é melhor olhar para ele daqui a 4 meses vendo o seu progresso do que olhar e ver que se passou 4 meses e você nem iniciou seus estudos.

Mas, iniciando os estudos, tenha consistência. Isto é, estudar um pouco todos os dias da semana, com cronograma de estudo para cada dia (ex: segunda estuda áudio com texto, terça treina seu listening, etc) e um dia para revisar o que aprendeu (SRS). Elabore esse plano de estudos semanal com os conteúdos que deseja aprender para a finalidade que você quer aprender o inglês.

Mesmo após um tempo de prática no estudo e você sentir que já domina bem o idioma, nunca deixe de praticar, há sempre coisas novas e desconhecidas para aprender. Evite esse e mais erros que muitos estudantes cometem no inglês e que acabam estagnando ou impedindo uma maior evolução no inglês.


------

Se quer saber mais sobre como iniciar seus estudos para aprender inglês, e como organizar e quanto tempo se dedicar no aprendizado de inglês, clique sobre os links e, também explore nosso site que explica várias metodologias de estudos em inglês e muito mais!