O sistema de repetição espaçada (SRS – Spaced Repetition System) é uma técnica de estudos para aumentar seu vocabulário e estruturas no idioma.

Trata-se de uma versão mais complexa que o cartão de memória flash, onde você tem uma palavra de um lado e a tradução do outro, provando a si mesmo que conhece a palavra que está vendo e depois vira o cartão para verificar sua tradução.

O sistema de repetição espaçada leva em consideração a dimensão do tempo.

A técnica consiste em revisar conteúdos já estudados de tempos em tempos objetivando ter um estudo e contato maior com as palavras que você tem dificuldades de lembrar, até que você não tenha mais problemas em memorizá-las.

Existe um software chamado o Anki , gratuito e compatível com diversos sistemas operacionais (Android, iOS, mac, Windows), que usa a técnica de SRS e permite, seguindo determinados critérios, que você revise as palavras que teve dificuldades de memorizar no momento certo para que as mantenha sempre fresca em sua mente.

Sua interface e uso é bem simples de entender, os algoritmos trabalham em segundo plano para decidir quando mostrar as palavras, com precisão. Então, a única coisa que precisa fazer é olhar as palavras e classificá-la segundo seu nível de dificuldade e o aplicativo se encarregará de fazer você se lembrar dela no tempo oportuno.

Usando a técnica adequadamente você conseguirá absorver várias frases de forma simples e efetiva, transferindo informações aos poucos, da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, obviamente, que faz você lembrar das coisas por bastante tempo.

Algumas considerações importantes devem ser respeitadas:
  •       Aplique as palavras em um contexto com falantes nativos

Uma forma de adquirir conhecimento do vocabulário é aplicar as palavras vistas em um contexto. Assim, você irá entender como usar as palavras, absorvendo as frases e a gramática existente em cada uma delas.

  •       Otimize a sua memória relacionando as palavras com uma imagem


Se as palavras forem expostas diversas vezes para você, sua mente será forçada a lembrar. Assim, se olhar apenas para a palavra você pode ver que o SRS parece uma versão aprimorada de repetição pura. Uma forma eficiente de potencializar a lembrar melhor das palavras é buscar associá-las a uma imagem e pensar em um contexto de exemplo em que você pode usá-la, de modo que você a use corretamente quando for falar.

Sabe aquela sensação de ter aprendido uma palavra, mas não consegue dizer ela? Pois é, isso acontece quando se passar muito tempo desde que você revisou essa palavra. Por isso, usar repetição espaçada alguns minutos por dia pode ajudar muito que todas as palavras usadas no sistema nunca sejam esquecidas, se usado corretamente.

·       Evite aprender vocabulário apenas usando o idioma estrangeiro para o idioma nativo.

“Para que você aprenda as palavras e evite de esquecê-las, foque no reconhecimento e não na reprodução!”

O que eu quero dizer é que muitas pessoas entendem o idioma, mas ficam perdidas quando é chegado o momento de falar. Assim, é importante que você veja palavras no SRS para traduzir para o idioma estrangeiro também.

·       A repetição espaçada deve ser usada com outra estratégia de aprendizado.


O SRS é uma técnica eficiente para adquirir um vocabulário, mas não é o suficiente, porque você ouve palavras isoladas e mesmo que soubesse todo o vocabulário do mundo, você não conseguiria aplicar essas palavras em uma conversa real se não trabalhar com outras habilidades importantes para o aprendizado de idiomas.

Aqui vai a dica valiosa: combine SRS com as técnicas de leitura com áudio e mineração defrases. Essa combinação ficará mais clara quando você terminar a leitura desse tutorial. Aplicando corretamente, pode ter certeza de que essas técnicas combinadas elevarão seu nível de aprendizado drasticamente, tanto em qualidade quanto em quantidade.

·       Aproveite seu tempo para melhorar seu vocabulário

“Por fim, seja no desktop, tablet ou celular, aproveite seu tempo, que seria perdido de outra forma, para melhorar seu vocabulário!”

O SRS pode ser usado para aprender qualquer coisa, muitos usam o sistema para também aprender Kanji (caracteres da língua japonesa) e você pode acrescentar áudio e imagem se achar que isso o ajudaria.

Se você usa o Anki ou outros aplicativos que usam o SRS, fale pra gente!

Aprenda a instalar o aplicativo em nosso tutorial completo!