Aprender inglês não é difícil, a menos que você esteja indo na direção errada, seguindo metodologias que não se enquadram em seu perfil de aprendizado e não aprender a aprender. Pensando em simplificar as coisas e te ajudar a realizar o seu sonho de falar inglês fluentemente, vou te mostrar 5 formas de melhorar sua fluência no inglês.


5 formas de melhorar sua fluência no inglês


1 – Esqueça o perfeccionismo

Fale, fale e fale! Não importa se você tem fala com sotaque. Esqueça se as pessoas vão te julgar ou o que elas estão pensando sobre você. Se não te entenderem, repita novamente. Mas, não pare de falar por absolutamente NADA! Converse em inglês o quanto você puder conversar e só assim você ficará confortável com o idioma.

Se você ficar se autocriticando, pensando “será que estão me entendendo?”, “eu não falo perfeito”, “estou parecendo um bobo” e etc, você estará sabotando seu aprendizado no idioma.

Por isso, não se preocupe com essas coisas e fale o quanto você puder e com quantas pessoas você puder!
 

2 – Leia em voz alta

Pegue um livro em inglês, leia-o em voz alta palavra por palavra, parágrafo por parágrafo. Aconselho ler um livro sobre um assunto que seja interessante para você, assim você aprenderá as palavras referentes ao conteúdo em inglês, enquanto pratica o idioma.

Ler um conteúdo em inglês em voz alta é uma ótima maneira de aprender o idioma porque existe sempre aquelas palavras e/ou fragmentos de frases que você possui dificuldades em pronunciar. Assim, repita isso novamente quantas vezes for necessário. Também haverá palavras que você não conhece e poderá consultar um dicionário. Assim, aumentará seu vocabulário e pode até utilizar a técnica de SRS para te ajudar nesse processo.

Então, pegue um livro com os tópicos que te agrada, seja saúde, tecnologia, moda, investigação, enfim, pratique a leitura em voz alta todos os dias por no mínimo 15 minutos e você verá o impacto positivo em seu aprendizado no idioma.

 

3 – Aprenda sempre uma nova palavra

Aprenda uma palavra nova todos os dias, isto é, pegue uma palavra que você não conhece e vai no dicionário ou Google tradutor e verifique qual o seu significado. Mais do que isso, tente aplicar essa palavra em um contexto real numa frase. Assim, você saberá o significado da palavra e como aplicá-la corretamente.

Então todos os dias, pegue uma palavra que você nunca viu ou ouviu antes, coloque-a em seu Anki ou onde preferir para estudo e pratique-a. Se você fizer isso todos os dias, você terá adicionado ao todo 365 palavras em seu vocabulário.

Tenha em mente que aprender inglês não é apenas sobre o idioma, mas sobre a cultura, filosofia, política, negócios e tudo o que envolve a língua inglesa. Quando você aprende inglês, você também aprenderá esses aspectos do idioma. Então, o inglês não é usado somente para comunicação, mais do que aprender inglês você precisa entendê-lo.

 

4- Se joga no idioma!

Faça uma imersão no idioma, mergulhe de cabeça. Como? Simplesmente deixe o idioma fazer parte do seu dia a dia. Ouça músicas em inglês,assista filmes,séries e leia conteúdos em inglês. Enfim, existem diversas maneiras de aprender inglês sozinho e sem gastar nada para isso.

A medida que você convive com o idioma todos os dias, você verá sua audição, fala e leitura melhorar progressivamente.  Assim, naturalmente você vai adquirindo as gírias e os recursos linguísticos do idioma.


 
Então, fale com pessoas que falam em inglês, faça perguntas, leia, ouça, interaja, se conecte com o inglês e é assim que você ficará bom no idioma.

 

5- Descubra seu estilo de aprendizagem e avance seu estado

Para avançar seu estado de aprendizagem, primeiramente descubra qual seu estilo de aprendizagem. Isto é, não adianta você ler livros se você não é familiarizado em aprender lendo livros.

Não existe apenas um único modo de aprender inglês, mas várias técnicas. Por isso, descubra o seu modo de aprender e use-o a seu favor.

Sabendo qual o melhor jeito que você retêm conteúdo, avance seu estado de aprendizado aumentando a carga de estudo aos poucos. Suponha que seja como na academia, imagine que você consegue força para levantar apenas 15kg. Se você quer fazer com que esses 15kg seja mais fácil para você, é considerável aumentar o treino com 20 ou 25kg. Assim, você vai adquirindo mais resistência e ficando mais confortável. Isso é um estado de super preparo e superaprendizado.

O mesmo ocorre com aprender inglês, aumente aos poucos a carga de estudos no idioma se você quer elevar o seu nível no idioma. Mais do que aprender comunicação básica do dia a dia, experimente ir além. Se você está aprendendo vocabulário jurídico, por exemplo, experimente fazer uma situação onde você  se venda como advogado, apresenta seus serviços, questiona o seu cliente, o julga, o defende, cobra seus honorários e assim por diante. Assim, você entra no estado de superaprendizagem e estará confortável em se comunicar em qualquer situação. Ah…lembre-se sempre do passo 1 e rumo à fluência!😉😃

 

 

E aí? Este conteúdo lhe foi útil? 😊 Avalie-o positivamente👍, compartilhe com seus amigos que também estão aprendendo inglês para que possamos continuar a levar mais conhecimento gratuitamente para todos. Deixe suas sugestões de conteúdo nos comentários.