Muitos estudantes têm medo de abrir a boca e começar a falar inglês pensando que podem cometer erros. Se você é uma dessas pessoas, então este artigo é para você! Porque aprender com erros é um recurso extra que você precisa saber usar.

Saiba que você pode se beneficiar e muito de seus erros. Continue lendo que vou te mostrar como.

 Um dos maiores erros na vida é não querer aprender com seus próprios erros, porque eles têm o poder de transformá-lo em algo melhor do que você era antes.

Ignorar e não aprender com os seus erros por querer ser perfeito ou ter medo de passar vergonha ou seja lá qual for o motivo é um dos 5 maiores erros que estudantes de inglês cometem e que os impede de avançar no idioma.


Como aprender com erros em inglês?

 

1. Permita-se errar

Primeiro de tudo, para aprender com erros você tem que ter em mente que você precisa errar e permitir-se a isso. Até máquinas erram, por quê você não pode? Desencana!. É como diz uma música: “Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar”.

 Pode ter certeza que, aprendemos muito mais com os nossos erros do que com nossos acertos, porque ao errar temos que identificar e entender o que está errado para fazer o correto.


 


2. Conheça os seus erros

 Quando errar, busque saber o porquê errou, qual seu maior erro, porquê é um erro e quais os erros mais comuns no idioma que está aprendendo.

Você não precisa focar em todos os erros que comete ao mesmo temo, até porque seria muito difícil, então foque nos menores. Start small!


 


3. Organize os seus erros

Organize e priorize os seus erros, mas não faça tudo de uma vez ao mesmo tempo. Analise seus erros e escolha alguns para estudas. Alguns exemplos são:

  • Estude aquelas palavras homofônicas, que são similares em sua pronúncia, mas não em sua escrita e significado.
  • Procure iniciar por erros fáceis de consertar, porque isso fará com que você tenha mais confiança no inglês.
  • Estude aqueles erros de pronúncia que causam muita confusão e ruído em conversas. Sabe quando você fala algo em inglês e a outra pessoa não tem ideia do que você está querendo dizer? Provavelmente ouve uma falha na comunicação por conta da pronúncia e uso indevido de uma palavra. Se você comete erros gramaticais em uma conversa, muitas vezes não impede da outra pessoa entender o que você quis dizer. É o mesmo que, por exemplo, um americano dizer “Eu gostar carnaval”, ele falar essa frase com erro gramatical não impede de entendermos que ele gosta de carnaval. Ficaria difícil de entender que ele gosta de carnaval, se ele trocasse o verbo e falasse algo como “Eu gozar carnaval”, nesse caso, além de se expressar erroneamente, iria causar uma situação embaraçosa.
  • Estude os erros que você mais comete em inglês.

 



4. Corrija os seus erros

Tente consertar seus erros, quando estes forem identificados. Algumas maneiras de corrigir os seus erros são:

  • Praticar. Porque é praticando que se aprende. Seja praticando com um professor ou amigo, peça para que você seja avisado quando cometer um erro.
  • Pesquise. Aqui em nosso site tem vários conteúdos sobre erros de inglês e como corrigi-los.
  • Se for um erro de pronúncia. Tente gravar você falando para depois comparar com o correto. Além de fazer com que você mesmo identifique qual foi seu erro ao falar.
  • Corrija seus erros em um momento apropriado, isto é, quando estiver conversando com amigos ou estiver estudando. Tentar consertar seus erros em uma reunião ou seminário, por exemplo, não será conveniente.

 



5. Controle os seus erros

 Procure anotar os seus erros para saber o que você erra com frequência para que você pare de errar. Anote-os em um caderno para que você veja o que está errando e qual é a forma correta.

Assim, você terá controle da situação e poderá acompanhar o seu progresso quando ir parando de errar. Além disso, o seu cérebro estará sendo exercitado em reconhecer o que está errado e o que é o certo.



Viu só como aprender com erros é uma ótima forma de se desenvolver melhor?, não só no inglês mas em qualquer situação.

 Então é isso! Para cada erro apontado no conteúdo de hoje temos soluções presentes em vários outros conteúdos pelo site, que te ajudará a prevenir ou superar os erros. Bons estudos!😊


 

See ya!