Existem erros que estudantes cometem ao estudar inglês e vários erros de inglês que são gramaticais e comuns entre iniciantes no idioma.

Por isso, selecionamos os 5 erros de inglês mais comuns e apontamos exemplos e análises para cada erro. Assim, fica mais claro para você aprender e melhorar a precisão de seu inglês.


 

6 erros de inglês mais comuns entre iniciantes

 1. “ It’s depends ” x  “ It depends of ” + reason

Normalmente usado para discutir um assunto ou pedir opinião de algo, “It depends” ou “It depends on” é a forma correta para essa finalidade.

No entanto, muitos beginners (iniciantes) da língua inglesa cometem o erro de falar “It’s depends” ou  “It depends of”.


Exemplos:

  • Do you prefer juice or water? (você prefere suco ou água?)
It depends on what I am going to eat. (depende do que eu vou comer)


  • Do you prefere this or that? (você prefere esse ou aquele?)
It depends. (depende)

 

A resposta para essas perguntas costumam ser “It depends + causa/circunstância” ou  “It depends on + causa/circunstância”.


Exemplos:

✔  It depends on the time of day. (Depende da hora do dia)

✔  It depends on you. (Depende de você)

✔  I’m going to the party, but it depends on the weather if it doesn’t rain (Vou para a festa, mas depende do clima se não chover)

✔  I refuse to depend on anyone (Eu me recuso a depender de alguém)


Então, se você cometia esse erro, não cometa mais! esqueça do It’s antes da palavra depends e a preposição of depois de depends. O correto é usar “It depends+motivo” ou “It depends on + motivo”.


2. “I took a” .. “I take” + food

Aqui trata-se de um erro verbal. Quando falamos sobre comida em inglês no português ou em outras línguas, costumamos dizer “eu vou tomar agua” ou “eu tomei um copo de vinho nesta manhã ”.

No inglês, o verbo tomar é traduzido para take.  Você pode take muita coisa em inglês (take a shower, take care of something, etc).

Você pode ir à um coffee shop e dizer “I will take a coffee” (mudar exemplo), mas quando estamos nos referindo ao ato de ingerir uma comida, o correto é usar a palavra Have invés de Take:


 Exemplos:


    
Então, quando você quiser se referir ao ato de beber ou comer algo, você usa o verbo Have (have lunch, have pizza, have coke, have sandwich, etc).


3. “for” ao usar um infinitivo

Aqui temos um erro de preposição. Quando temos um verbo e esse verbo é seguido por um pronome ou objeto, o verbo seguinte deve ser no infinitivo ou gerúndio. E no infinitivo usamos to + verbo. Compare:

Exemplos:



Então, não use o for para dizer que vai fazer algo, por exemplo. Não é “I use it for do (something)” mas sim “I use it to do (something)”. Se você quer usar um verbo com uma ação, use com gerúndio ou o infinitivo como nos exemplos mencionados.


4. “ing” invés de “ed”

Aqui temos um erro de adjetivo. Quando queremos expressar um sentimento interno que temos, usamos um adjetivo finalizado em ed e não com ing. Compare:


Exemplos:



Resumindo, se você quer expressar um sentimento interno, você usa um adjetivo com ED no final, caso for um sentimento externo dai sim você usa um adjetivo com ING no final.


I am excited because the movie is exciting (Estou empolgado porque o filme é empolgante)

I’m interested in you because you are interesting (Estou interessado em você porque você é interessante)


5. Is x It is/ It’s

Quando se trata de uma pergunta onde a resposta é do tipo yes (sim) ou no (não), pode-se usar normalmente o Is:

  • Is it easy? (é fácil?)
  • Is anybody here? (tem alguém aqui?) 
  • Is this what I am thinking it is? (é o que eu estou pensando que é?)
  • Is that my bag? (é a minha bolsa?)

 

Mas, quando se trata de uma frase, o correto é usar “It is” ou “It’s” ( que é a contração de It is), porque em inglês é necessário ter um sujeito na frase.


Exemplos:



6. Near x Close to

Embora as duas palavras tenha o mesmo sentido em termos de distância (proximidade), muitos cometem o erro de usar near quando o correto é usar o termo close to.


Pois é! Temos casos específicos de uso para cada termo. Veja:

  • Close to – usamos para designar uma quantidade aproximada de algo; também usamos para distância e relacionamentos (no sentido de ser próximo/”chegado” de alguém).

 

Exemplos:

  • Close to 30 people are going to dinner tonight at my house (Cerca de 30 pessoas vão jantar hoje à noite na minha casa)
  • I’m close to my mother (eu sou próxima de minha mãe – no sentido que temos uma ligação emocional forte)
  • The bar is close to my house (o bar é perto de minha casa)

 

  • Near – usamos para tempo ou lugar; também usamos para se mudar mais perto.

 

Exemplos:

  • It’s near time to go to the gym (está perto da hora de ir para a academia)
  • He neared the top of the mountain (ele chegou perto do topo da montanha)

 

E esses são os seis erros de inglês mais comuns que iniciantes fazem. Você comete ou cometia algum deles ou até mesmo outro? Compartilhe conosco nos comentários.

Se conhece alguém que comete algum dos erros de inglês ou tem dúvidas quanto ao uso de cada palavra mencionada no artigo, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com eles ou compartilhe apenas para espalhar conhecimento.



 Deixe seu like se você gostou do conteúdo. Sugestões são bem vindas nos comentários.


See ya!